Translator

19 Construindo com Tijolo Ecológico

E depois de tanto esperar... Finalmente, a planta da minha casa saiu do papel !!!
Desde outubro de 2011 pelejando atrás de pedreiro e sofrendo horrores com chá de espera dos benditos, resolvi partir para o "Faça você mesmo" (Adoooooro!!!).
O único problema é que a construção de uma casa, não é algo tão simples assim, requer conhecimento e certa experiência.
Decidida a aprender tudo sobre construção, fui eu fazer a inscrição para o curso técnico em edificações do Senai. Estudei para o vestibulinho e fiquei muito feliz quando vi que tinha sido aprovada.

Agora, já no 2º semestre, muita coisa já clareou na minha cachola e posso dar meus primeiros pitacos sobre o assunto.
Bom, vamos começar do início...
A fundação foi feita pelo pedreiro que contratei. Ainda não tinha iniciado o curso e não entendia quase nada sobre tipos de fundação, quando o pedreiro sugeriu que eu poderia fazer a fundação com bloco canaleta de 15, pois seria bom, rápido e mais econômico.

Fundações construidas com blocos canaleta são comuns, principalmente em obras da prefeitura e é uma boa opção desde que se conheça muito bem o solo onde a casa será erguida.
Eu não sabia que tipo de tijolo iria construir e o pedreiro nunca tinha ouvida falar em tijolos estruturais. Ele fez a fundação como se fosse construir da maneira convencional.
A fundação, portanto, ficou inadequada para construção do tijolo ecológico, porque as medidas ficaram exatas e não tinha como avançar ou recuar sobre a viga baldrame feita com o bloco canaleta.
Um engenheiro civil sugeriu fazer o requadramento (bater massa no baldrame onde faltou fundação) mas, eu decidi fazer a maneira, não muito correta, porém, a mais rápida e prática para solucionar o problema: cortar os tijolos onde eles não se encaixariam por inteiro.
Para entederem, vejam nas fotos abaixo o que aconteceu:

Se colocasse o tijolo inteiro, ele ficaria fora da fundação.

Se recuasse colocando meio tijolo, "sobraria fundação"

Colocando os tijolos na medida da fundação, o último tijolo não se encaixaria totalmente.

Onde os tijolos não se encaixaram, foram cortados.

PITACOS:
  1.  Procure um profissional habilitado que saiba trabalhar com o tijolo ecológico. Por mais que o processo construtivo com tijolos estruturais seja simples, existem alguns detalhes que precisam de orientação técnica.
  2. Antes de encomendar a planta com o arquiteto ou de comprar pela internet (como eu fiz!), informe o tipo de tijolo que deseja construir, para que a modulação (posição e distribuição correta dos tijolos na planta) esteja de acordo com a fundação.
A construção segue a passos de tartaruga, porque meu marido e eu podemos dar andamento na obra somente aos sábados, e com as chuvas de verão a rua que dá acesso ao terreno, fica intransitável.
Agora já com a primeira fiada de tijolos e o contrapiso prontos, o próximo passo é fazer os furos na fundação para colocação dos vergalhões. Mas, esse é um outro problema porque como não temos energia elétrica lá, precisaremos alugar um gerador...

19 comentários:

Anônimo disse...

ola tudo bem,estou louca para fazer minha casa de tijolo ecologico,so que meu marido nao quer de jeito nenhum,ele acha que depois de pronta nao havera era tanto valorizacao no imovel,mas tbm temos esse problema da mao de obra qualificada,estava pensando vou estudar e ser mestre de obras,pensei sera que ha muitas mulheres nessa profissao,mas vi o seu blog me animei mais vou te acompanhar o passo a passo bjos muita sorte e felicidades no seus projetos

Zuleima disse...

Olááá!!!!
Não é verdade... construir com tijolo ecológico não desvaloriza o imóvel, pelo contrário. Além de ser um material sustentável, motivo pelo qual mtas pessoas dão valor, é um material normatizado e que possui certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ao contrário dos tijolos baianos (mto comuns em construções populares) que é um tijolo fora de norma, ou seja, não atende nenhuma especificação técnica qto à fabricação e métodos de ensaio.
Por ser normatizado, a Caixa Econômica Federal, aprova projetos para construções com esse tipo de tijolo.
Tem mtas mulheres na construção civil sim. Na minha sala, dos 30 alunos, 10 são mulheres. Acho mto legal vc se interessar em fazer o curso, tenho certeza que vc vai gostar.
Se precisar de mais alguma informação, pode me mandar um e-mail: zuleimagomide@yahoo.com.br.
Agradeço a sua visita e espero que vc consiga convencer seu marido.
Desejo boa sorte e felicidades pra vcs tb.
Bjos

D’atuka Chocolates Delicias Artesanais disse...

eu tenho uma planta e preciso adaptar ao tijolo ecologico, é muito complicado fazer ? acabei de pagar o engenheiro e teria que pagá-lo de novo para isso, será que eu mesma consigo fazer? adorei seu blog..bjs

Zuleima disse...

Olá D'Atuka !!
Se a planta foi feita no AutoCad, é preciso conhecer as ferramentas do programa para fazer as alterações. Para quem não sabe mexer é difícil, quem já tem experiência com AutoCad é fácil.
Se quiser, mande uma cópia da planta no meu e-mail que posso ver pra vc qto ficaria para adequá-la.
zuleimagomide@yahoo.com.br

Abraços!!

marta disse...

Olá :D

Minha mãe está querendo construir (nós mesmo) a casa na praia. Está dando muito trabalho usar s tijolos ecológicos?
E a parte da fundação, como deve ser feita?
Se puder ajudar, agradeço. Boa sorte com a sua casa ^_^

sula uba disse...

ola..... quero contruir sobre a lage e pensamos em tijolos ecologicos. mas temos uma duvida. em cada furo temos que encher de cimento? e dps de proto, entre os tijlos nao passa ventos? por favor nos ajude, pois qk na nossa cidade é novidades tijolos ecologicos e nos queremos, pq ajuda no meio ambiente.Um abraço

Anônimo disse...

Olá! Na minha escola estamos construindo uma casa ecológica (que na verdade será oficina), e nós, os alunos estamos pesquisando como fabricar o tijolo ecológico, para podermos dar início. Você sabe a "receita"? Obrigada

Anônimo disse...

Zuleima parabéns pela coragem!!!
Meu nome é Aderaldo estou estudando sobre tijolos ecologico e espero ajudar.

Pessoal que estão animados em construir com tijolo ecológico lá vai alguns pitacos!!!!!
1º é fundamental ter a planta modular. sem ela a obra vai ficar mais trabalhosa e gerará um desperdicio do tijolo.
2ª A fundação tem que ser feita sobe medida. pra não acontecer o que aconteceu com a zuleima. (dos tijolos não se encaixarem. ai vão perder a função modular).
3º um pedreiro comum pode construir sua casa desde que tenha a cabeça aberta para novas técnicas. (esse pedreiro tem que fazer a fundação e a 1ª fiada com a instalação hidráulica toda pronta para receber os canos que vão embutidos dentro da parede!
4º Assistam esse vídeo explicativo, é um vídeo comercial mais pode ser muito útil como orientação.

Por ultimo boa construção, pois como me disse meu pai casa se constroi é com coragem os recursos a gente vai conseguindo aos poucos!!!

Anônimo disse...

O video é esse.
http://www.youtube.com/watch?v=-b9GTto8S_w

yara disse...

Adorei a ideia da construcao com tijolos ecologico, estou estudando para utilizar em minha construcao, tenho duvadas em relacao a valores.
Se saira mais barato mesmo e se um pedreiro comum sabera mesmo construir?

Fernanda Coelho disse...

Olá Zuleima, sou Fernanda e moro em Angra dos Reis. .. gostaria de fazer um chalé pequeno mas aconchegante em um terreno q tenho próximo a uma cachoeira... minha intencao e é eu mesma junto aos meus irmãos faze-la... gostaria desaber se vc conhece algum curso de construção para esse tipo de construção. .. e tbm q vc me passasse contatos de forncedores desses materiais. ... e se tiver algum modelo de chalé tbm.... meu email é: fernanda.ocoelho@hotmail.com. .. aguardo retorno. .. um abraço e parabens pelo blog... Fernanda Coelho

Stefania De Queiroz Molina disse...

Olá Zuleima, amei o blog! Decidi fabricar e construir com tijolos ecológicos há cerca de dois meses, porém tenho encontrado algumas dificuldades, pois não entendo nada á respeito! rsrs Te mandei uma mensagem no facebook. Agradeço muito se puder me ajudar.
Parabéns pela determinação e coragem! Como vai a construção? Abç! Fica com Deus! Stefânia

Karlinhos UCBSilva disse...

Bom dia, Zuleima, verificando sua dificuldade na construção com tijolo modular ecologico, quero sugerir o seguinte: De acordo com pesquisa efetuada, favor verificar o site: www.alroma.com.br, antes de assentar a primeira fiada, se faz necessário a MODULAÇÃO DO PROJETO de acordo com o BALDRAME no projeto, a (alroma faz o projeto) e (tem vídeos passo a passo para mão de obra), acho muito importante, porque também pretendo construir com tijolos ecológicos.pelas pesquisa

Anônimo disse...

Ola, estou tentando fazer uma casa com tijolos ecologicos minha preferencia talves seja por aparentar menos trabalhoso, mas as dificuldades são muitas como o projeto da casa mão de obra que infelizmente não tenho como pagar ou seja ou compro o material ou pago o pedreiro.
Bem estou enviando esse e-mail na esperança de conseguir um projeto correto e o resto eu mesmo vou fazer. grata pela atenção

Tijolos Ecologicos Trindade disse...

Gostei muito do post e dos comentários. O tijolo ecológico, ou mais tecnicamente, o tijolo de solo-cimento, tem muitas vantagens em comparação com outros materiais de alvenaria. Eu não sabia que o tijolo baiano não é normatizado. Já havia escutado que a resistência média de um tijolo baiano é de 1,0 MPa enquanto a do tijolo ecológico é pelas normas NBR 10834 e 10836:2013 no mínimo de 2,0 MPa, mas que não havia sequer uma norma, essa foi nova para mim. Enfim, como a função é de vedação, não tem tanto impacto em segurança, mas em custos, sem dúvida. Essa baixa resistência do tijolo baiano tem que ser convertida em maior resistência das colunas e cintas, com todos os impactos de custos possíveis (vergalhões de maiores dimensões, concreto com traço mais forte etc.). Gostaria de ver as fotos da construção terminada e parabéns pela determinação em até estudar construção para trabalhar na própria casa.

Marlon Leal disse...

Boa Tarde Pessoal... eu tenho uma Fabrica de Tijolos Ecológico completa a venda...pronta pra produzir..se interessar entre em contato: marlon_amb@hotmail.com

samira souza disse...

boa tarde estou passando por um problema e preciso muito de orientação, construí uma casa com este tijolo ecológico de solo e cimento faz uns 5 meses, e de algumas semanas para cá as paredes estão enchendo de trincas, já verificamos o alicerce esta intacto e a laje também, fizemos tudo como manda a construção com este tijolo deixamos ele aparente passamos rezina no lado externo e pintamos por dentro mas agora cada dia parece uma nova fissura nas paredes,
mandamos o tijolo para fazer um ensaio para ver se passa nas normas de fabricação, estou desesperada não sei oque fazer, preciso muito de uma orientação por quem já passou por isso....
samiragugui@hotmail.com

Zuleima disse...

Samira, terminei de construir minha casa em 2014 e desde então os tijolos não apresentaram nenhuma trinca ou fissura. Minha sugestão é que espere o resultado do ensaio do tijolo e se o problema não estiver no tijolo, o ideal é a visita de um engenheiro para verificar se o problema não é estrutural.
É uma pena... entendo o que está passando. A construção da casa própria, muitas vezes, é o sonho de uma vida inteira.
Desejo que no final tudo se resolva.
Boa sorte!

Unknown disse...

olá Zuleima te envie um e-mail por favor me ajudeeee

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails