Translator

0 Fique Sabendo 2010

Começou hoje a Campanha Fique Sabendo 2010, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A campanha que vai até o dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à AIDS), é um mutirão de testes gratuitos de HIV que pretende incentivar o diagnóstico precoce da contaminação pelo vírus da AIDS, permitindo assim, começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.


Recentemente, no Programa Ao Ponto da TV Cultura, a jornalista Valéria Polizzi, autora do livro "Depois daquela viagem", contou que se contaminou aos 16 anos na sua primeira relação sexual e aos vinte anos entrou na faculdade e depois de 3 meses saiu achando que não daria tempo de terminar. Mas, aos 33 anos resolveu voltar e se formou jornalista em 2007. Com isso, ela tenta passar para as pessoas que não dá pra parar no tempo e esperar a morte chegar (ela convive com a doença há 22 anos!). Outro depoimento interessante no mesmo programa é o da Karina, que nasceu com o vírus HIV e convive com a doença há 21 anos.

Vale a pena assistir o vídeo do programa. Clique aqui e acompanhe os depoimentos.

CONHEÇA A CAMPANHA:

Faça o teste: Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Por que você deve fazer o teste?

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.

Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Quando fazer: O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

SITUAÇÕES DE RISCO

O HIV pode ser transmitido:

• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue.

Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

Como Fazer: O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.

Onde Fazer: Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Os laboratórios da rede particular também realizam. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.

Mais de 400 Municípios de São Paulo aderiram à campanha. Veja aqui onde fazer o teste.

Fonte: Ministério da Saúde

FAÇA O TESTE! Muitos não sabem que tem a doença e podem estar transmitindo o vírus para outras pessoas.
Cerca de 15% dos novos casos de Aids ocorre entre jovens de 14 a 24 anos...
(Fonte: Programa Ao Ponto, TV Cultura).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails