Translator

2 Campanha "Silvestre Não é Pet"

O objetivo desta campanha é conscientizar as pessoas a respeito do sofrimento dos animais silvestres que são mantidos em cativeiro como animais de estimação.

Pra quem não sabe, eu sou Bióloga e no início da minha carreira trabalhei em Unidades de Conservação (áreas protegidas por Lei), com Levantamento Florístico e Faunístico, Educação Ambiental e Mastofauna (ramo da zoologia que estuda os mamíferos) e tenho um trabalho publicado sobre “Os pequenos mamíferos e a dispersão de sementes em uma área de Mata Atlântica no Estado de São Paulo”.

Tenho verdadeira paixão por este tipo de trabalho e minha maior inspiração para que essa paixão me envolva por inteira, são os animais.

Estou falando tudo isso pra dizer que não sou leiga no assunto que dá título à postagem. Então, vou falar como cidadã e como defensora dos animais mas, principalmente, como bióloga.

Viver a rotina de um ecossistema funcionando na sua mais perfeita harmonia é uma coisa no mínimo fascinante! Acordar às 6 horas da matina e ir pra trilha  fazer observação direta de alguns animais e perceber o que todo aquele ambiente significa para ele, é entender o que há de mais sagrado naquilo que o próprio Deus respeita:  A LIBERDADE !!

"Cada animal com sua particularidade e hábitos vivendo sua rotina diária e desenvolvendo o seu papel na natureza."

Todo mundo já está cansado de ouvir falar disso, mas é verdade, cada animal tem a sua importância dentro do ecossistema em que vive. Quando você tira um animal da natureza, do seu habitat natural, ele deixa de ter um papel significativo para o ambiente ao qual ele está habituado e adaptado. Tirar um animal da natureza e trazer para um ambiente totalmente anômalo é o mesmo que roubar a sua identidade, é fazer dele um animal sem vida própria.

Não vou me aprofundar muito nos argumentos porque o documentário explica de forma clara e simples para que leigos também entendam porque defendemos que animais silvestres vivam no seu habitat. Só quero dizer que como vivi a experiência de trabalhar acompanhando a vida silvestre no seu ambiente natural, posso garantir que este é o único lugar capaz de proporcionar aos animais uma vida ideal compatível com a sua natureza e nós não temos o direito de tirar a sua liberdade e do ambiente ao qual ele está totalmente adaptado. Todo animal tem direito à liberdade para que possa vivê-la na sua plenitude sem a ação e interferência humana, pois todo aquele ambiente lhe é autossuficiente.

Um exemplo de total desrespeito à natureza animal é a Pietra.

Pietra é uma pata (de unhas pintadas) que vive desde filhote em um apartamento com sua dona que fica o dia todo fora, trabalhando. A pata perdeu de tal forma a sua identidade que ela tem pavor de pato e de água (Acredite!! Tive vontade de chorar de pena da pata.). O resultado de tudo isso é que a pata tem problemas psicológicos, "existenciais" e síndrome do pânico (!!!???) (A Pietra é tratada como gente, portanto ela não está tendo a oportunidade de ser o que realmente ela é: uma PATA). O pior é que a dona (mais doente psicologicamente que a pata) não entende que ela não tem um bebê dentro de casa, mas sim um animal.
(Ok, o pato não é um animal silvestre mas também, não está adaptado a viver em apartamento, ainda mais sozinho).
Este é um caso real e foi exibido no programa Fantástico em janeiro deste ano.

Fora esse caso ridículo de tratar animal como se fosse gente, existem aqueles donos que enjoam do seu "bichinho de estimação" e assim como cães e gatos, o único destino certo é o abandono. (Triste!!)

Sou contra a criação de animais silvestres como bichos de estimação, pois acredito que um animal selvagem só pode ser feliz plenamente em seu habitat natural e, mesmo com todas as ameaças e dificuldades de uma vida selvagem, este é o único lugar que realmente ele se sente “em casa”.

ENTENDA A CAMPANHA

O documentário “Silvestre não é Pet” - lançado na Semana Mundial dos Animais entre os dias 04 e 10 de outubro - foi divulgado em 17 Estados brasileiros durante todo o mês de outubro.

Pesquisas já comprovaram que esses animais são seres sencientes, ou seja, capazes de experimentar sensações de prazer, dor, medo e sofrimento. “Muitas pessoas não fazem idéia sobre os problemas que um animal silvestre pode sofrer se não estiver inserido em seu ambiente natural, seja adquirido pelo tráfico, seja de criadores comerciais. Por exemplo, é impossível proporcionar bem-estar a um passarinho em uma gaiola. As aves, em geral, são animais que vivem em bandos e voam quilômetros todos os dias”, alerta a Gerente de Campanhas da WSPA Brasil, Ingrid Eder.

A produção chama a atenção para as doenças psicológicas e físicas sofridas pelos animais que são condenados a viverem em cativeiro. O vídeo está sendo exibido em universidades, escolas, comunidades e eventos promovidos pelas ONGs afiliadas à WSPA. A produção conta com depoimentos de cientistas, professores, fiscais do IBAMA, Polícia Federal, e de ONGs que acolhem os animais em seus santuários, e é uma realização da SOZED-SP – Sociedade Zoófila Educativa de São Paulo, com o patrocínio da WSPA Brasil.

(Quem não tiver paciência de assistir os três vídeos, assistam pelos menos o segundo.)





Não tem coisa mais linda que observar um animal em seu ambiente natural.
A maior prova de amor que se pode dar a uma pessoa ou a um animal, é respeitar a sua liberdade.
Zuleima Torres
.

2 comentários:

Adriana Alencar disse...

Oi Zuleima!
Vim retribuir a visita e digo que amei o seu blog! Nele achei algo que estava procurando há muito tempo, o tradutor para o grego, pois tenho muitos amigos de lá. Obrigada e volte sempre!
Bj
Adri

Zuleima disse...

Oi Adri, obrigada pelo carinho!!
Fico muito feliz quando as pessoas sabem retribuir um carinho. Realmente adorei o seu blog e me identifiquei com as suas postagens.
Seja mto bem-vinda por aqui.
Bjos

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails