Translator

1 Bioconstrução - Taipa de Mão ou Pau-a-pique

Continuando o post do dia 25/08/10.

A técnica da taipa de mão, também conhecida como pau-a-pique, barro armado, taipa de sopapo ou taipa de sebe, consiste em armar uma estrutura de ripas de madeira ou bambu com uma mistura de barro.

É uma técnica simples de construção, muitas vezes tratada com preconceito pela aparência rústica. No Brasil, foi trazida pelos portugueses e, desde então, é muito utilizada no meio rural, no sertão central e nordestino.

Normalmente são feitos três barreamentos (preenchimento das telas com a mistura de barro). O primeiro usa uma quantidade maior de barro, pois é necessário cobrir todos os espaços vazios. É fundamental que o barro fique bem compacto entre as ripas e cubra todas as peças de madeira. As madeiras desprotegidas ficam a mercê de ataques de cupins e a deterioração.

A construção não deve conter nenhum buraco, espaços vazios entre as paredes com o telhado, entre os cantos com o chão, não deve ter trincas ou rachaduras, pois insetos e pequenos roedores costumam se alojar nestes lugares. Uma vez instalados esses animais costumam comprometer por dentro a integridade da estrutura, se alimentando e aumentando os buracos. Fora isso prejudicam a salubridade dos ambientes trazendo doenças para os residentes. Um dos insetos mais perigosos nesses casos é o barbeiro que provoca a doença de Chagas.

De três a quatro semanas é feito o segundo barreamento. Quando o barro seca, normalmente ele começa apresentar trincas, por isso a casa deve receber uma nova demão. Desta vez, usa-se menos material, é fundamental cobrir todas as trincas e, com uma espátula, deixar todas as faces lisas para receber o próximo acabamento.

Depois de um mês é feito o último barreamento. Este, por sua vez, deve ser feito com uma mistura mais úmida de barro e cal. Normalmente passa o barro nas paredes alisando com a mão e deixando as faces novamente lisas.

Por fim, depois de seca a última demão, pode-se pintar a casa por dentro e por fora para garantir melhor proteção nas paredes.

Fonte: HowStuffWorks Brasil


Imagens acima: HowStuffWorks Brasil







.

Um comentário:

Anônimo disse...

:a

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails