Translator

0 Livro Livre - Ler, Registrar, Libertar


A CORRENTE CONTINUA...

Independente da distribuição dos livros pela CPTM esta semana (veja a notícia aqui), existe uma iniciativa semelhante do Jornal de Debates que também visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores.

LIVRO LIVRE

O QUE É

O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países. Criado pelo programador Ron Hornbacker em 2001 como forma de rastrear livros pela internet, o bookcrossing virou um fenômeno que ultrapassa barreiras geográficas e até mesmo temporais.

A idéia por trás do Livro Livre é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleiras, acumulando poeira e relegados à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande biblioteca.

Os livros participantes dessa ação contínua são identificados por uma etiqueta em seu interior que avisa ao leitor logo na primeira leitura: "Este livro não é um presente". A etiqueta traz ainda um código que, se digitado no site www.livrolivre.art.br, permite que o leitor adicione críticas e comentários ao banco de dados do Livro Livre. Ao receber o "não-presente" o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor.

COMO FUNCIONA

Para participar do Livro Livre o leitor deve seguir três passos bastante simples: Ler, Registrar e Libertar. Libertar um livro é se desprender dele, deixar que ganhe o mundo e conquiste novos leitores. Ao colar uma etiqueta do Livro Livre em seu interior e deixá-lo em um bar, café, praça ou outro local público, é quase como se o leitor estivesse presenteando o livro com sua "carta de alforria", dando-lhe liberdade para conquistar e encantar outras mentes.

OS TRÊS PASSOS AO ENCONTRAR UM LIVRO LIVRE

Ler: Alguém gostou muito desse livro, o suficiente para desejar compartilhá-lo com outras pessoas, sejam elas quem forem. Leia-o com carinho.

Registrar: Insira o código da etiqueta em www.livrolivre.art.br e registre suas impressões do livro, diga-nos o que achou dele, como ele chegou às suas mãos e, principalmente, onde. Isso permitirá que você e outros leitores dessa obra saibam por onde ela passou, e por onde um dia passará.

Libertar: Lembre-se que o livro que você tem em mãos não é um presente. Passe-o adiante, "esqueça-o" em um local público e bem movimentado, onde ele possa ser rapidamente encontrado por um novo leitor.



OS TRÊS PASSOS PARA LIBERTAR UM LIVRO

Ler: Leia um bom livro e tome a decisão de compartilhá-lo com outras pessoas.

Registrar: Registre-se no site www.livrolivre.art.br e inclua os dados básicos do livro, como título e autor. Se tiver tempo, aproveite para incluir uma imagem da capa. Cole uma etiqueta do Livro Livre na capa interna do livro a ser libertado e anote nela o código fornecido pelo site.

Libertar: Passe-o adiante, "esqueça-o" em um local público e bem movimentado, onde ele possa ser rapidamente encontrado por um novo leitor.


Baixe aqui suas etiquetas.


Simplesmente amei esta iniciativa!!!

eeee... como eu aaaamo compartilhar, já vou separar alguns aqui em casa.

Ah, ótimo para exercitar o desapego das coisas também...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails