Translator

0 Bioconstrução - Casa de Palha

Continuando o post do dia 25/08/2010.

Se você pensava que casa de palha só existia na história dos três porquinhos...

No fim do século 19, os colonos da área de Sandhills no noroeste de Nebraska enfrentaram um problema. Sandhills, uma vasta área de dunas cobertas de grama, não fornecia madeira para construção. Não havia na região estações ferroviárias por onde se pudesse transportar os materiais de construção. O bom gramado que existia servia melhor para alimentar os animais.

Talvez um dos colonos conhecesse o método usado na Nova Inglaterra de usar fardos de feno para isolar blocos de gelo. Talvez alguém tenha se inspirado nos grandes fardos de palha produzidos pela recém-inventada enfardadeira mecânica. Em algum momento do fim da década de 90, os colonos começaram a construir casas, escolas e igrejas com fardos de palha. Empilhando-os, construíram moradias térreas, quadradas ou retangulares, com um simples teto inclinado.

Essas primeiras construções não eram para ser permanentes e muitas não foram. Uma das mais antigas construções de palha de que se tem notícia era uma escola com somente uma sala construída em 1896 ou 1897. As vacas comeram a escola em 1902 porque as paredes não foram rebocadas.

Entretanto, quando os colonos passaram a rebocar as paredes, descobriram que essas casas temporárias podiam mantê-los frescos no verão e aquecidos no inverno. As casas não só podiam aguentar os fortes ventos das planícies de Nebraska, como também eram silenciosas.

Deixou-se de construir casas com fardos de palha em Nebraska por volta da Segunda Guerra Mundial, quando o cimento se tornou popular.

Uma casa de palha usa os fardos como isolante ou como blocos estruturais da construção e as paredes são rebocadas (reboque, gesso, barro e cal). Esse tipo de construção está chamando a atenção como um método natural de construção.

Fonte: HowStuffWorks Brasil

Visite o site acima e saiba mais sobre este tipo de construção:
- Por que construir uma casa de palha?
- Projeto de casa de palha
- Construção de casa de palha
- Desafios da construção com palha
- Ampliações e reformas com palha









Fotos: Ecoideias

Casa de palha de habitantes da comunidade Quilombola de Santo Antonio
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails