Translator

17 Bioconstrução - COB

Continuando o post do dia 25/08/2010.

COB

Técnica originária do interior da Inglaterra e que remonta ao período medieval europeu. Esta técnica tem como matéria prima principal o barro argiloso, adicionado de palha e um pouco de água. O segredo de um bom COB está em trabalhar o barro, que deve ser pisado de forma quase rítmica até se chegar ao ponto, ou liga, desejada.

A proporção de argila na terra deve estar em torno de 30% e, em alguns casos, é necessária a adição de areia à mistura. O tipo de palha ideal é a de arroz, que vai servir como a amarração dos blocos de COB ao serem montados na estrutura.

Torna-se quase uma massa de modelar, e isso permite dar-se à estrutura a forma desejada, construindo casas com formas artísticas, arredondadas, com armários ou sofás embutidos/esculpidos nas paredes e tudo o que a criatividade permitir!

Cob significa "maçaroca". O termo se refere à textura da mistura depois de pronta.

Na Inglaterra, utiliza-se popularmente a palavra cob (cujo sinônimo em castelhano seria "mazorca") para designar às massas arredondadas de terra. (Fonte: wikilingue)

Depois do período de secagem uma casa de COB parece ter sido esculpida de um bloco só, como um monólito. Na técnica não é necessário adicionar cimento, não dependendo de gastos com materiais externos, e com todas as vantagens que só uma casa feita de terra possui.

O Cob é a prova de fogo, resistente a atividade sísmica e com custo quase nulo.

História

Construção de Cob é uma técnica tradicional que vem sendo usada por milênios e em todos os tipos de climas. As paredes de Cob são necessariamente grossas (cerca de 30cm) e as janelas portanto ficam em nichos profundos, dando às construções uma aparência interna característica. As paredes espessas também servem como massa térmica, fazendo com que a casa tenda a ficar quente no inverno e fresca no verão, funcionando bem em períodos mais curtos, tornando a temperatura interna fria de dia e quente a noite. Supreendentemente, o material é totalmente estável em climas úmidos e chuvosos, e contanto que a estrutura seja cuidada apropriadamente, o cob não se deteriora; muitas casas de cob de Devon, uma das regiões mais úmidas da Inglaterra, estão em uso a séculos. O cob tem muita similaridade com o Adobe, comum no México e no sudoeste dos Estados Unidos, mas enquanto o adobe é usado para fazer blocos o cob é usado para esculpir a parede da fundação pra cima em uma peça única.

Fontes: Wikipédia e ABETA

Técnica: Após a mistura dos materiais, o próximo passo é pisoteá-los até que se obtenha uma massa homogênea, com liga o suficiente para se formar bolas de barro que serão posteriormente colocadas diretamente na superfície. Com cob é possível construir paredes, armários prateleiras, bancos, enfim tudo que sua criatividade permitir.

Construção de Casa

Construção de Espiral de Ervas
Imagens acima: Blog Permacultura RJ

O mais apaixonante desta técnica são as diversas formas que podem ser criadas.



A foto acima é uma moradia moderna em estilo do Pacífico Noroeste.






Vejam neste vídeo uma casa de Cob por dentro.

.

17 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Muito bom o seu blog. Muito bom mesmo.
Foi feito para as mulheres, mas cá estou eu. Me interessei no adobe, e em tudo sobre construção alternativa. Muito legal. Eu já tinha visto muitas das imagens que estão aqui, mas da forma que aqui estão organizadas ficou muito legal.
Se tiver novidades ou outras informações sobre adobe e puder partilhar eu agradeço.
Um grande abraço.
Ermelindo
ermelindo.neto@hotmail.com

Zuleima disse...

Obrigada, Ermelindo!!!!!
Fico feliz de saber que homens tb visitam meu blog. Aqui tem assuntos que interessam a vcs tb.
Td o que está ligado ao "ecologicamente correto" me interessa.
O interesse em bioconstrução surgiu porque em breve vou começar a construir minha casa. Então, comecei a pesquisar sobre o assunto e resolvi compartilhar para que mais pessoas possam realizar o sonho da casa própria adotando as diversas técnicas da bioconstrução e, o que é melhor, a baixos custos.
Tenho outras técnicas pra publicar, diversos assuntos como reuso das águas, aquecedor solar, telhado verde, biodigestor, enfim... tem muuuita coisa na área de bioconstrução. Pena que me falta tempo... Mas, aos poucos, vou compartilhar com todo mundo o que tenho colecionado sobre o assunto.
Acompanhe o blog!!!
Se quiser saber mais sobre o assunto, no orkut, tem uma comunidade chamada Permacultura. Se puder participe, porque o pessoal lá sabe muuuuito sobre o assunto e estão sempre compartilhando e tirando dúvidas.
Tem tb, um ótimo livro chamado Manual do Arquiteto Descalço de Johan Van Lengen. Se vc não conhece, poderá baixar gratuitamente no link abaixo: http://www.4shared.com/document/h8MjcWea/Manual_do_Arquiteto_Descalo.htm

É isso!!
Um gde abraço!!!!

Anônimo disse...

Olá!!!

Fantástico o seu blog! O cob é mais que uma técnica de construção - é um poema!
Mas vejo um problema: se por um lado o material é quase a preço zero,para construir tantas riquezas de detalhes precisa-se de muitas mãos. Então, quem for sozinha, como eu, fica sem chance. A menos que conseguisse contratar mão-de-obra para isso. E deve ser difícil. O que acha? Poste alguma coisa sobre o tema, ok?
Parabéns! Abraços.

Zuleima disse...

Olá!! Obrigada pelo carinho !
Vc tem razão... o COB é um poema... é a técnica que eu mais gosto...
Gostei da questão que vc levantou. Prometo postar sobre o assunto assim que possível, ok !?
Se quiser, deixe um contato que lhe aviso quando o post ficar pronto.
Um abraço!
Zuleima

Anônimo disse...

Olá...
Descobri seu blog hoje e a anos estou a procura de arquitetura nesse tipo de estrutura.
Moro em Caxias do Sul-RS, aqui praticamente ninguém se interessa por isso. O que fica muito difícil de conseguir informação ou mão de obra para tal.
Se souber de algo por favor me avise....

su-mt@hotmail.com

PARABÉNS PELO TRABALHO. FANTÁSTICO.

Zuleima disse...

Olá Su...
Fico feliz em saber que mais pessoas se interessam pelo assunto...

No momento, estou afastada do blog mas, assim que puder, voltarei a postar sobre o assunto.

Um grande abraço!!
Zuleima

varaahan disse...

Cob is like an art and any art takes its own time . People who are in a hurry can't appreciate cob. Just two people can do cob but it takes its own time.

Fernando disse...

Olá Zuleima! Muito show o seu blog, sempre dou uma espiada por aqui. Inclusive até copiei meia dúzia de palavras suas para descrever o COB no meu blog, pois estou construindo um chalé em COB e quero descrever o passo a passo dessa minha jornada, quem sabe assim incentivando outras pessoas a construir tb.

Meu blog é: http://brasilcob.blogspot.com/

mais uma vez, parabens.

Um Abraço

Fernando

Zuleima disse...

Olá Fernando, agradeço a sua visita !!
Respondi seu comentário no seu blog.
Um abraço!
Zuleima
:a

Anônimo disse...

oi zuleima, estou mudando de vida radicalmente,voltando a viver na floresta, e fiquei encantada com as casas cob, gostaria de mais informações, se alguem pode nos ensinar, se é possivel construir na beira da praia(mata atlantica)...esta casa e um sonho que se materializa...neca.cornelia@gmail.com

Zuleima disse...

Olá Neca !!

Legal essa sua mudança de vida... tenho certeza que vc fez a escolha certa.
Vc pode buscar informações pela net e em blogs sobre o assunto. O problema é que nem todo mundo responde suas dúvidas...
Tenho vontade de me aprofundar no assunto fazendo um curso sobre construção com terra/bioconstrução, mas, no momento, tudo o que sei sobre cob, está publicado aqui neste post.
Conheço algumas instituições que dão o curso, caso se interesse, são elas:

TIBÁ (Bom Jardim/RJ): http://www.tibarose.com/port/cursos.php

Colméia (Jaguaruna/SC): http://casacolmeia.wordpress.com/curso-bioconstrucao-2012/

Tem tb o blog do Fernando que está construindo com cob e divulgando o passo a passo. Ele se apronfundou no assunto e poderá te ajudar.

Boa sorte!
Bjs

Zuleima disse...

Ah, o blog do Fernando é:
www.brasilcob.blogspot.com

Bjs

Anônimo disse...

oi, adorei o blog, quero construir minha casa de modo sustentável, porem nao sei qual a técnica mais segura e adequada para centros urbanos, poderia me indicar alguma? eu gosto do COB, mas não sei que tipo de material posso usar na estrutura, somente madeira? bambu é durável?

obrigada

Nayara

nayara_cpr@hotmail.com

Zuleima disse...

Olá Nayara, tudo bem ??

Agradeço a sua visita !!!!

Fico feliz em saber que você quer construir de maneira sustentável e acho que a primeira a coisa a ser analisada é a disponibilidade de material. Se você vai construir em um centro urbano, será que você teria terra disponível para construir em COB, por exemplo?

Se você quer construir na cidade e não tem terra disponível, uma boa opção são os tijolos de solo-cimento, porque são ecologicamente corretos e você já compra pronto. A construção é rápida e mais econômica. Eu estou construindo com esses tijolos...

Quanto à estrutura não posso te ajudar muito, porque não sou uma profissional habilitada para isso (pelo menos por enquanto). Sugiro que você procure bioconstrutores para te orientar ou faça um curso de construção com terra. Existem algumas instituições que dão cursos e tem também uma comunidade no orkut chamada "Permacultura" (da Susana). Lá o pessoal tem muito conhecimento e ajuda a tirar as dúvidas.

Boa Sorte !!
Bjos

Regina Villa disse...

Boa tarde Zuleima,
Gostaria de saber se vc poderia me orientar sobre a construção de adobe de uma sede de uma ONG que está começando e acredito que ficaria linda e poderia ser feita pelas pessoas da comunidade, a ONG atenderá as famílias menos favorecidas, através de atividades culturais e artistica, já temos o terreno de 500 mt²

Rose disse...

Boa noite Zuleima, gostei muito das informações, gostaria de vaixar o livro mas o link não está funcionando, se vc souber de outro limk por favor :D

Zuleima disse...

Olá, Rose !!
Tente este aqui:
http://www.bibliotecadaengenharia.com/2014/09/johan-van-lengen-manual-do-arquiteto.html

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails