Translator

5 Bioconstrução - Superadobe

continuando o post do dia 25/08/2010.


O SUPERADOBE

Por Frederico P. Lenhardt (permacultor do IPEC)

A técnica de construção do superadobe foi desenvolvida nos anos oitenta pelo Iraniano radicado nos Estados Unidos, Nader Khalili. No superadobe as paredes da construção são erguidas com sacos preenchidos com subsolo local. O saco nada mais é do que um grande tubo de polipropileno com aproximadamente 50 cm de largura, que é adquirido em bobinas por metro ou quilo. Um pedaço do saco é cortado no comprimento desejado e vai sendo preenchido com terra através de um funil. Assim vão sendo formadas as “fiadas” que depois são apiloadas e cobertas por outra fiada, sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.
A técnica é extremamente econômica, pois grande parte do material da construção consiste de terra e pode ser proveniente do próprio local.
A terra é também um excelente isolante natural, resultando em economia nos gastos com refrigeração e aquecimento.
O superadobe não exige mistura específica de areia/argila sendo adaptável até mesmo a regiões com solo extremamente arenoso.
A construção é muito rápida e extremamente simples, para se ter uma idéia, um pequeno grupo de cinco pessoas treinadas pode erguer em apenas vinte dias uma casa de 60m2.
A técnica também não requer grandes conhecimentos técnicos qualquer pessoa pode colaborar na construção de sua própria casa.
A técnica vem sendo aplicada pelo time de Nader há mais de vinte anos na Califórnia, já foi comprovada como segura até mesmo em terremotos, muito comuns nesta região americana. O superadobe foi introduzido no Brasil há seis anos pelo Ecocentro IPEC e se tornou o carro chefe da bioarquitetura no Instituto, que dispõe da maior construção deste tipo na América Latina, uma cozinha industrial, comprovando a viabilidade desta técnica mesmo numa obra dentro de rígidas exigências.
O superadobe ganhou popularidade quando, na década de oitenta, rendeu a Nader Khalili o prêmio em um concurso oferecido pela NASA, agência espacial americana. O concurso era voltado para arquitetos e engenheiros e o desafio consistia em desenvolver uma técnica de construção que fosse viável para a construção de uma base na lua. O Superadobe de Nader foi a técnica escolhida pelo fato de não haver necessidade do transporte de materiais até o local, pois o superadobe usaria o próprio solo lunar para o preenchimento dos sacos. Também não seriam necessários materiais, como telhas e vigas, para a construção das coberturas, pois a técnica do superadobe também permite a construção de cúpulas simplificando muito a obra.







As imagens abaixo são do IPEC 







5 comentários:

Anônimo disse...

q coisa mais linda!!!!!!!!!!!!
amei.
bjos

vanusa disse...

Seu blog é ooootimo, amei! bjin!

Dolyca Rocha disse...

Achei ótimo seu blog. E você parece uma pessoa gentil e carinhosa. Vem cá, mora na roça? Que inveja! Conta isto prá gente.Cheguei a seu blog numa busca por casas de Nader Khalili. Sou uma avó de 65 anos que achou a aposentadoria muito monótona e que se desaposentou para voltar a estudar. Fiz uma pós de Ciências do Ambiente. E agora estou brm no meio de um Mestrado em Engenharia Ambiental (IFF-Campos dos Goytacazes-RJ). Estou muito interessada no superadobe. Quero fazer uma casinha de bonecas, em meu quintal, para brincar com minhas duas netas. Estou pesquisando para ver se tomo coragem e me atrevo. Em minha cidade ninguém faz isto. Até conseguir ajudantes vai ser complicado, mas...sou do tipo teimosa.Suas postagens de fotos do trabalho do Nader me encantaram. Obrigada por partilhar estes assuntos conosco. Meu e-mail:dolycarocha@gmail.com (mesma coisa no Face. Se quiser retornar a mim, será um grande prazer. Um abraço carinhoso. Dolyca Rocha

Anônimo disse...

VALEU, EXCELENTE BLOG, DE MUITA UTILIDADE !!!...

Nicolas Dios disse...

hola, se pueden hacer cuadradas las casas de super adobe?saludos!

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails