Translator

3 Bioconstrução - Adobe

Sou apaixonada por tudo o que está relacionado ao meio ambiente e, o que mais me fascina na bioconstrução ou qualquer outra área, é o fato de que podemos viver harmonicamente com a natureza, sem agredí-la ou destruí-la, através de técnicas e medidas simples.
O homem tem inteligência suficiente para desenvolver qualquer coisa para que a vida e os recursos naturais do nosso planeta sejam preservados, só falta um pouquinho de boa vontade e amor ao próximo para usar sua inteligência para um bem maior comum.

A Bioconstrução é um tipo de construção que aproveita ao máximo os recursos naturais com o objetivo de criar um ambiente em harmonia com a natureza. Tem a preocupação de adotar soluções ecologicamente corretas para a preservação do meio ambiente, como sistema de reuso da água, coleta e armazenamento de água das chuvas, iluminação natural, aquecedores solares, sistema de tratamento e reaproveitamento de dejetos, pinturas com tintas naturais, etc.

Existem alguns tipos de bioconstrução e, aos poucos, vou falar de cada um:
  • Adobe
  • Superadobe
  • Hiperadobe
  • COB
  • Cordwood
  • Fardos de palha
  • Taipa de pilão
  • Taipa de mão (Pau-a-pique)
  • Tijolo solo-cimento
O ADOBE

Um dos mais antigos materiais de construção, o tijolo de adobe é um material vernacular (denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída). É feito com barro e palha, moldados artesanalmente em formas de madeira e secos ao sol.
A construção feita com este tijolo torna-se muito resistente, e o interior das casas muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas.
As construções de adobe devem ser executadas sobre fundações de pedra comum, xisto normalmente, cerca de 60 cm acima do solo, para evitar o contato com a umidade ascendente (infiltração), que degradaria o adobe.
As paredes devem ser revestidas para maior durabilidade.
A massa para sentar os adobes na parede é a mesma massa de que o próprio adobe é feito, as paredes podem ser construídas sem usar nenhum cimento!

Vantagens do uso do adobe:

  • Baixo custo
  • Conforto térmico
  • Uso de material regional
  • Pode ser preparado no próprio local da construção
  • Rapidez na preparação dos tijolos
  • Sustentável
Construções em ADOBE

A antiga cidadela de Arg-é Bam, em Bam, cidade da província Kerman no sudeste do Irã é a maior construção em adobe do mundo construída em 500 A.C. e habitada até 1850. É considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade sofreu um terremoto em 2003, que a destruiu quase inteiramente. Atualmente está sendo reconstruída.


Produção de Adobe

Imagem: Casa Azul

Imagem: Ecocasa

 Imagem: Blog Arquitetura Gastronomica






Tlalixtac de Cabrera Photos

                                  This photo of Tlalixtac de Cabrera is courtesy of TripAdvisor

3 comentários:

Coisas da Claudinha disse...

Oie...Menina ADOREI seu blog...
Achei por acaso no google, e msm morendo de sono, e sabendo q logo teria de dar de mamar, não conseguia parar de ver..parabéns...
MARAVILHOSO!!!

Zuleima disse...

Claudinha, querida !!!!!
Estou muito feliz com o seu comentário. Faço meu blog com muito carinho e fico pensando o quanto aquele post será útil para as pessoas.
Comentários como o seu são muito gratificantes para mim. Muito obrigada pelo carinho.

Vejo que vc é mãe assim como eu... fique a vontade se quiser compartilhar suas experiências aqui no meu blog.
Um beijo cheio de carinho.

Anônimo disse...

Muito bom.

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails