Translator

2 Médicos...

Pô, é o terceiro pediatra que levo meus filhos e está difícil acertar um bom médico...

Quando liguei na clínica pra marcar consulta, já tinha vaga para o dia seguinte (isto devia ter me servido de alerta, porque pediatra bom, tem vaga pra daqui a um mês, no mínimo...) mas, marquei assim mesmo, porque meu filho tinha feito tratamento para princípio de pneumonia e eu não queria esperar.

Logo que vi o pediatra não fui com a cara dele... tinha um semblante de pessoa mau humorada (sei que a primeira impressão nem sempre mostra o que a pessoa realmente é, também, não gosto de “rotular” as pessoas logo de cara, mas...).

Deixando de lado a primeira impressão, assim que entrei na sala, como sempre faço, dei uma boa tarde bem simpática. O tal médico além de não responder, nem sequer olhou na minha cara (ele poderia ter respondido pelo menos por educação, né?!).

Ele examinou os meus dois filhos de maneira grosseira, sem carisma algum com as crianças, percebi que fez aquilo tudo automaticamente. Não vi amor e dedicação naquilo que estava fazendo... fez todo o “serviço” sem sequer olhar nos meus olhos, nem quando lhe fazia alguma pergunta. Fiquei me perguntando o que aquele “médico” estava fazendo ali ??... senti uma infelicidade e uma insatisfação nos seus atos, nas suas atitudes... com certeza, este, não tem a menor vocação para ser médico, está na profissão errada!!!!

Médico tem que gostar de gente, de pessoas, e pediatra então, de crianças (óbvio!!) porque, afinal, ele as trata... ou eu estou errada ???

Só sei de uma coisa, neste aí eu não volto nunca mais!!!!!!!!!!!!!!

Médico não é só examinar e dar receitinhas, tem que olhar as pessoas nos olhos (aliás, qualquer pessoa), tem que ouvir e aconselhar, tem que ter amor naquilo que faz (aliás, qualquer profissão), agir com felicidade e contagiar as pessoas de entusiasmo, tem que gostar de gente e querer o bem delas, ser paciente e empático, enfim, ser o melhor amigo daquele que, ali, diante dele, deseja e espera receber um pouco de esperança para uma vida melhor, mais feliz, com saúde...

Exagero ???

Não, não... estas foram as qualidades que eu vi em bons e verdadeiros médicos que tive a felicidade de conhecer.

Médico é uma das mais belas profissões, mas, infelizmente, está caindo na “vulgaridade”, porque hoje em dia, além de inúmeras faculdades sem avaliação da qualidade do ensino por parte do Ministério da Educação, muitos, se formam por status ou pra satisfazer o desejo de seus pais ou simplesmente pra ter um “DR” na frente do nome...

São autoritários, arrogantes e hipócritas, pois se fazem de bonzinhos para os ricos e bem posicionados na sociedade e quando tiram suas máscaras, humilham as pessoas e desprezam as mais humildes, os mais pobres e os subordinados.

Sei o que estou falando, porque trabalhei em hospital...

Claro que não são todos, claro que eles, como todo mundo, tem seu dia de stress, de mau humor... mas, o que eu percebo é que uma boa parte, são médicos por qualquer outro motivo, menos por vocação.

Que os médicos redescubram o seu verdadeiro papel e importância na vida das pessoas e na sociedade.
.

2 comentários:

clau disse...

comcordo plenamente contigo ZU, já passei muito por isso, não só com médicos mas com qualquer pessoa da área da saúde, é hora de refletir!!!

Zuleima disse...

Clau, como subordinada já engoli mto sapo, mas como paciente, eu não fico quieta não, reclamo mesmo, mando cartinha, ligo na ouvidoria, envio e-mail... é preciso fazer valer o novo código de ética médica...
Bjuus

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails