Translator

0 Brincadeiras com Arte para Bebês - Baby-Art


O Baby-art é um conceito criado pela educadora dinamarquesa Anna Marie Holm para estimular os sentidos e a auto-confiança dos bebês por meio da arte.
Em seu livro “Baby-art – Os primeiros passos com a Arte” ela propõe uma série de brincadeiras para os pais oferecerem aos filhos. De acordo com a educadora, elas afloram a criatividade dos bebês.

Brincadeiras:
  • Meias Musicais
Pegue meias velhas e pendure-as em um varal baixinho para a criança alcançar. Coloque objetos que façam sons dentro das meias, como sinos. Dê tinta e um pincel e deixe o pequeno pintar e, ao mesmo tempo, produzir música.

  • Desenho com os pés
Coloque um giz de cera entre os dedinhos do pé da criança e deixe um papel disponível no chão. Permita que ela desenhe o que quiser. Ela vai adorar e morrer de rir!

  • Capa de revista
Junte revistas antigas e arranque páginas com rostos. Depois, com tinta ou massa de modelar, coloque narizes de palhaço, brincos e outros elementos para completar a figura. Permita que seu filho acompanhe o processo. Depois deixe as tintas e a massinha para que ele possa criar livremente novas figuras sobre as imagens.

  • Grafite de Bebês
Cole folhas de papelão ou papéis na parede usando fita para formar uma grande tela. Pegue uma vassourinha de criança, molhe-a na tinta e dê para o pequeno. Ele vai criar murais como uma pintura em grafite! Melhor ainda se for feito ao ar livre com uma canção no rádio para animar.

Agora confira abaixo, as orientações de Anna:

OS PAIS SÃO PEÇAS-CHAVE

A artista diz que os pais podem aprender uma grande lição de vida com os filhos ao perceberem que as coisas não precisam ser feitas apenas de uma maneira. "Por não terem idéias pré-concebidas, as crianças não temem conhecer o novo e se arriscar em diferentes desafios, o que deveria ser resgatado pelos adultos em algumas situações da vida."

A liverdade com que os pequeninos conhecem  o mundo é fundamental para eles explorarem a criatividade. Por isso, Anna Marie aconselha os pais a não dizerem aos filhos a maneira como fazer um trabalho artístico, permitindo que eles escolham o caminho. "Nunca se deve dizer como a criança deve desenhar ou, por exemplo, não permití-la rasgar o papel da maneira que quiser."

"A Baby-art só funciona se há uma troca entre filhos e pais, pois são eles que apresentam possibilidades para a criança explorar seu lado artístico, sua criatividade."

A REGRA É BAGUNÇAR

Pode parecer absurdo para algumas pessoas, mas Anna Marie diz que a organização da casa é outro obstáculo para ampliar as possibilidades criativas da criança. "Ambientes muito organizados que não permitem experiências variadas ao bebê, o impede de receber estímulos", explica. Por isso, os pais devem possibilitar que ele espalhe seus brinquedos e sinta-se realmente à vontade. "É preciso que os pequenos aprendam a interagir no ambiente em que vivem. Senão, a intimidade não é estabelecida, assim como o conceito de lar."

Objetos e brinquedos com cores vibrantes e diferentes texturas são interessantes para aguçar os sentidos das crianças. Mas segundo ela, nem sempre esses objetos são interessantes. "Basta uma caixa de papelão do supermercado. O pequeno poderá destruir e reconstruir, mexer e experimentá-la de todas as maneiras", explica.

CRIANDO CONFIANÇA

Mãe de duas meninas, hoje adultas, Anna Marie se orgulha quando recebe o retorno satisfeito dos pais que participam de suas oficinas. "Eles constumam vir até mim e dizer que ensinei seus filhos a ter menos medo da vida e do que pode vir a seguir."

Exatamente por isso, ela reitera que a chamada Baby-art não é dar vida a novos talentos da arte. É criar no bebê a sensação de segurança e de auto-confiança. Uma coragem que a criança poderá usar quando mais velha para enfrentar futuros desafios.

Fonte: Revista Meu Nenê
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails