Translator

0 Um breve estudo sobre uma Mulher original


Pelo que se saiba, o único ser humano que já existiu e que não sofreu a decadência do pecado original, portanto tinha a sua essência intacta, foi a mãe de Cristo. Chamada de Virgem Maria, Nossa Senhora, a Mãe de Deus, seu nome original em hebreu era Míriam.
Muito poucas informações objetivas se tem a seu respeito, a não ser as poucas registradas nos textos do Novo Testamento, fato que revela a sabotagem feita pela tradição judaica, que tende a desprezar a mulher e valorizar o homem.
Mas pelos estudos teológicos e filosóficos realizados posteriormente, sabemos que ela nasceu sem mácula em seu corpo e sua alma, tendo sido por isso chamada de Imaculada. Por não ter tido o pecado original, ela não se submeteu à morte, mas foi elevada ao céu pelo poder de Deus, em vida, o que levou os cristãos a festejar anualmente a Assunção da Virgem Maria.
Mas o que eu acho mais interessante é estudar a personalidade de Míriam.
Pelo que pude perceber, ela era extremamente ativa, trabalhava muito, dentro e fora de casa, era atuante entre os amigos seguidores de seu Filho.
Era totalmente obediente à vontade de Deus (ler o Magnificat onde ela expressa seus sentimentos em relação à sua gravidez, gerada pelo Espírito Santo de Deus), mas não restringia a sua liberdade (ler João, Cap. 2, onde ela pede a seu Filho, mesmo contra a Sua vontade, que Este transforme a água em vinho, diante dos convidados numa festa de casamento).
Sua personalidade era tão marcante, e tão fiel foi sua conduta em relação ao trabalho de seu Filho, que seu brilho ofuscou o de seu marido José, figura até certo ponto inexpressiva na história de Cristo.
De outro lado, ela parecia acatar as correções e advertências que seu Filho lhe fazia quando tentava supervalorizar seu papel e direitos de mãe, em detrimento do trabalho que Ele deveria realizar aqui na Terra.
Escolhida por Cristo como a Mãe de todos os seres humanos, ela foi um exemplo de coragem, iniciativa, vivacidade e fortaleza, pois foi devido a ela que Cristo conseguiu chegar são e salvo à maturidade, apesar de todas as perseguições a que estava sujeito.
Mulher independente e avessa a toda hipocrisia social, enfrentou tranquilamente a desconfiança inicial de seu marido José, quando ficou grávida de um filho que não era dele, até que este se acalmasse com a revelação de que seu Filho era o Cristo.
Entretanto, jamais negou afeto a quem quer que fosse, e por isso tornou-se o exemplo universal da mulher amorosa, tolerante e virtuosa.
Dotada de extrema graça e beleza, foi a musa inspiradora de uma infinidade de artistas. Diz a tradição religiosa que Míriam (Maria) é a mulher que vencerá o demônio (representado muitas vezes como serpente), pois ela é incorruptível. Mas sem nossa ajuda, mulheres de todas as raças, ficará difícil ela conseguir tal intento neste planeta povoado de tantas Evas!
Na realidade, deveríamos imitar e aperfeiçoar o seu modelo de equilíbrio e sanidade, já que contamos com muitos recursos a nosso favor, inexistentes em sua época (ciência, tecnologia, desenvolvimento social, filosófico, etc).

Texto extraído do livro: Mulheres no Divâ - Uma Análise da Psicopatologia Feminina, de Cláudia B. Souza Pacheco, psicalinista trilógica.

*** - *** - *** - *** - ***

A 13 de maio na cova da Iria, nos céus aparece a Virgem Maria...

Hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima !!


Lembremo-nos que a principal mensagem de Nossa Senhora em suas aparições, é a oração. Veja abaixo o que diz a irmã Lúcia em seu último livro:

"No decorrer de toda a Mensagem, a começar pelas aparições do Anjo, encontramos um apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos". É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor."
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails