Translator

1 Lei anticoxinha


A lei anticoxinha promete proibir nas escolas públicas e particulares o consumo de alimentos não saudáveis, o que é um grande auxílio para as mães que incentivam seus filhos a se alimentarem de forma mais saudável e, de certa forma, conscientizar sobre o problema da obesidade infantil e repensar se o que estamos oferecendo aos nossos filhos como alimento é saudável ou não.

Leiam a reportagem:

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ) aprovou ontem o projeto que obriga as creches e escolas do nível fundamental a substituir alimentos não saudáveis.
A determinação vale para as comidas vendidas ou distribuídas em estabelecimentos públicos e privados.
Aprovada em caráter conclusivo, a proposta segue agora para o Senado.
A intenção do autor, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), é combater a obesidade entre crianças e adolescentes.
As autoridades sanitárias devem definir o que é considerado saudável ou não. Guloseimas como refrigerantes, frituras e doces estão na mira do projeto.

Fonte: Jornal Destak , 16 de abril de 2010.

Aqui em São Paulo, no ano passado, o governador José Serra vetou a proposta, porque, na época, a Secretaria Estadual da Saúde avaliou que a proposta era inadequada por trazer no corpo da lei, por exemplo, listas de alimentos proibidos, o que dificultaria atualizações. Além disso, o texto de autoria da deputada Patrícia Lima (PR) mencionava alimentos de alto teor calórico e com gordura trans como alvo da restrição. No entanto, nem sempre alimentos calóricos são ruins para a saúde e eles podem ser necessários para algumas crianças - um suco de açaí, por exemplo, é calórico.
Mas este ano, o governo finaliza novo projeto e segundo minuta, serão alvo de restrição produtos de alta densidade energética e que garantem baixo ou nenhum aporte de fibras e micronutrientes, como vitaminas - expressão que, para especialistas, contempla melhor aqueles que contribuem para a obesidade e não trazem benefícios (caso de balas, biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes). A proposta passará pela Assembleia Legislativa, onde Serra tem maioria.

Fonte: oestadão.com.br, 26 de março de 2010.

Um comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails