Translator

0 Roteiro de Viagem: Pantanal e Bonito

Ontem foi o Dia Nacional do Turismo e, como eu adoro viajar, vou sugerir aqui um Roteiro Turístico Ecológico MA-RA-VI-LHO-SO que eu já fiz e recomendo.
Quem já não ouviu falar do Pantanal e de Bonito? Pois é, vale a pena mesmo. Mas, antes de viajar para essa região, não esqueça de vacinar-se contra a Febre Amarela 10 dias antes. Se já é vacinado, a vacina é válida por 10 anos.

ROTEIRO:

1) Cáceres
Cidade histórica localizada às margens do Rio Paraguai. A pesca é a principal atividade turística da região. Em setembro realiza-se o Festival Internacional da Pesca. Outra opção são as compras de produtos importados em San Matias (Bolívia), a 100 km da cidade.

2) Poconé
Ponto de partida da Transpantaneira, estrada de terra que corta o Pantanal até Porto Jofre, no Rio Cuiabá, passando por várias pousadas e hóteis que fazem safáris fotográficos, focagem noturna de jacaré e caminhadas por trilhas. Nos últimos 10 km observa-se a paisagem típica do Pantanal: grandes extensões alagadas com vegetação flutuante e jacarés. Em Porto Cervado, encontram-se os barcos-hóteis, nos quais o turista passa uma semana navegando e pescando pelos rios da região.


3) Chapada dos Guimarães
Trilhas levam a formações rochosas de todos os tamanhos, mirantes com vista para a planície pantaneira, cachoeiras, cavernas e piscinas naturais. O parque fica próximo de Cuiabá, mas a cidade oferece opções de hospedagem e guias para os passeios. Um deles é ir à Gruta da Lagoa Azul, uma extensão da Caverna Aroe Jari com lago de águas cristalinas que, por causa de uma reação química natural, possui tons azulados.


4) Parque do Pantanal Mato-Grossense
É composto basicamente de campos e áreas inundáveis que abrigam, entre outros animais, jacarés, capivaras, antas, onças e várias espécies de aves, como o tuiuiú, ave-símbolo do pantanal. Como não dispõe de alojamento para turistas, a visita, que parte de Porto Jofre, é feita em 1 dia. A melhor época é entre maio e setembro, quando as chuvas são escassas e o calor é mais ameno.


5) Coxim
Por ser próxima ao Pantanal, é um reduto da pesca esportiva, que pode ser praticada entre abril e outubro nos rios Coxim, Jauru e Taquari (que tem o fenômeno da Piracema de novembro a março).

6) Aquidauana
Conhecido ponto de apoio de pescadores que, principalmente entre julho e outubro, lotam os pesqueiros concenrados às margns do Rio Aquidauana.

7) Bonito
É um dos paraísos ecológicos do país. Algumas das atrações: Gruta do Lago Azul; mergulhos em águas cristalinas repletas de peixes nos rios da Prata, do Peixe e no Sucuri e Aquário Natural; caminhadas em trilhas pela mata no Parque das Cachoeiras e na Cachoeira do Rio Aquidabã; passeios de bote nas corredeiras do Rio Formoso. Todas as atrações estão em áreas particulares e são organizadas por agências de turismo.


8) Miranda
É uma das referências da pesca em grandes rios. Porém, devido a proximidade com o Pantanal e as restrições à pescaria, tem levado alguns hotéis a desenvolver turismo ecológico.

9) Corumbá
É o início de grandes aventuras no Pantanal. Daqui partem equipados barcos de pesca que percorrem o Rio Paraguai e ambém os passeios pela Estrada Parque, que atravessa áreas em que a fauna e a flora da região podem ser observadas praticamente intactas.

Observações:

QUANDO IR: O período de estiagem, entre maio e setembro, é o melhor para visitar o Pantanal. Além do trânsito melhor pelas estradas de terra, evita-se a grande presença de insetos, o calor forte e a umidade. Os meses entre julho e outubro são considerados os melhores para pescaria. Em Bonito, na época da seca, as águas dos rios ficam mais cristalinas e propiciam melhores mergulhos. O mês ideal para visitar a Gruta do Lago Azul é dezembro (melhor no dia 22)

O QUE LEVAR: Repelente, protetor solar, chapéu e binóculo. Em Bonito pode-se alugar equipamento de mergulho.

                          
 Fonte de informações das cidades: Guia Brasil
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails