Translator

32 Painel feito com Jornal

Há um tempo atrás, assisti uma entrevista com uma artesã (infelizmente, não lembro o nome dela) da Oficina de Artes da Boracea no Programa Sabor de Vida da TV Aparecida. A Oficina é uma ONG que objetiva principalmente a inclusão social de pessoas em situação de risco, por meio da capacitação profissional e, me chamou muito a atenção pela beleza e criatividade das peças criadas por ela. Um painel de arabescos feito de jornal para decorar a parede:


Segundo a artesã, quando ela chegou na Oficina começou tentando fazer um painel que já era produzido por outros artesãos, um modelo onde os canudos de jornal ficavam bem unidos formando um círculo, que juntos davam origem a um painel decorativo.


Segundo a mesma, não conseguia deixar os canudos enrolados bem apertadinhos, foi quando ela viu que aquele enrolado frouxo dava um efeito bem bonito e diferente.

LINDOS NÃO !!

Esses painéis são tão simples, que decidi postar aqui como fazer.

Primeiro passo é fazer os canudinhos de jornal:

1 – Corte uma folha de jornal ao meio;
2 – Pegue um palito de churrasco e enrole o papel, que deve ficar bem justo no palito. Para finalizar passe a cola na ponta.
Obs: Lembre de fazer os canudos mais estreitos em uma das extremidades, pois aí você vai encaixar um no outro para poder formar as curvas maiores dos seus desenhos.


Segundo passo, comece a formar os arabescos:

A dica para fazer os rolinhos em forma de arabescos é enrolar o jornal com um arame fino colado no meio. Assim quando você modelar uma curva ele ficará firme. Isso porque no caso do painel, você não terá como dar sustentação à estrutura, que é muito leve.
Depois de ter feito muito material, você escolhe um risco, transfere ele para um papel que servirá como molde de repetição do padrão.
Exemplo de Risco:

Comece a modelar os rolinhos na forma escolhida, fazendo as curvas e usando cola branca se precisar encaixar um canudo no outro. Vá formando o desenho fixando um arabesco no outro usando cola branca. Para dar mais firmeza nessa união das partes, amarre com linha de costura forte.

Quando estiver pronto, passe verniz incolor para proteger. Caso queira colorir, use tinta spray depois de ter passado o verniz. E para terminar, quando a tinta estiver seca passe uma nova camada de verniz incolor.

Fixe seu painel na parede encaixando em pregos pequenos, com cuidado para não deformar os desenho. Aliás é bom lembrar: faça painéis pequenos para evitar de antemão essa deformação.

Veja como fica lindo na decoração da parede:


Se você não quiser fazer, poderá adquirir peças assim na Oficina de Artes Boracea, http://www.oficinadeartesboracea.com.br/. Eles tem várias outras peças decorativas como estas, por exemplo:

Tudo de bom, bonito e barato !!.

32 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Adorei suas dicas. Será que vc sabe como é que faz a pintura das peças? Qual a linha que utiliza-se para uní-las e aonde tem algum curso bom e com a qualidade parecida com esses trabalho no RJ sendo o mais próximo possível de Niterói?
Obrigada,
Lucie Curi

Zuleima disse...

Oi, obrigada por visitar meu blog.
Então, a pintura pode ser feita com Tinta Látex (Use duas partes de látex, duas partes de cola e uma parte de água) ou com Anilina diluida em álcool.
Qto a linha e aos cursos, realmente eu não sei te informar, mas vc encontra mto passo a passo na internet...
Eu tenho uma apostilinha que ensina a fazer algumas peças, se vc quiser, deixa seu e-mail que eu te mando.
Bjoss

Anônimo disse...

Oi Zuleima, estou gostando muito de sua pagina, sabe gostaria que você me enviasse a apostila que você comentou acima. fico abradecida e obrigado. meu email é: adrif_machado@hotmail.com

Adriana Machado.

Zuleima disse...

Oi Adriana, mandei para o seu e-mail.
Espero que seja útil para vc.
Obrigada pela visita.
Bjos

Anônimo disse...

Oi, boa noite!!
Eu fiz o primeiro painel de circulo, so q não entendi como vc prendeu uma peça na outra, sera q poderia me explicar?? obrigada!!

Anna Chris disse...

olá Zuleima..td bem!!?será que pode enviar essa apostila para o meu email também??


email: chrisbortoli@yahoo.com.br

agradeço muito!!

bjobjo
Anna Chris

Zuleima disse...

Oi...
O painel de círculos eu nunca fiz, as fotos dos trabalhos exibidos no post, são da Oficina de Arte Boracea. Eu fiz só o painel de arabescos e usei cola branca para uní-los e depois linha para prender e dar mais firmeza ao painel.
Prenda com uma linha bem forte. Eu usei aquelas de pipa.
Boa sorte!!
Bjos

Zuleima disse...

Oi Anna, já te mandei.
Bjos

Hanna & Jonas disse...

Zuleima adorei esse painel gostaria que você me enviasse a apostila também,lhe agradeço muitíssimo.
email: vivi_nic@hotmail.com

Zuleima disse...

Oi Vivi, mando sim.
Bjus

Anônimo disse...

Oi adoro artesanato e faço como passa-tempo. Adoraia receber sua apostilinha que ensina a fazer algumas peças. Meu e-mail é roseliacrispim@uol.com.br
bjo

Zuleima disse...

Oi Rosélia, já mandei!
Bjs

Anônimo disse...

Adorei conhecer seu Blog!!Parabens,tem muita coisa linda!!!!!

Zuleima disse...

Fico feliz que tenha gostado do meu Blog. Obrigada pelo carinho.
Bjos

Janice disse...

olá Zuleima..td bem!!?será que pode enviar essa apostila para o meu email também??

Adorei o blogue , pessoas como vc fazem a diferença!!!!Obrigada

Janicegonzaga@oi.com.br

Zuleima disse...

Obrigada pelo carinho, Janice!
Já mandei...
Bjos

Aline disse...

Olá, meu nome é Aline e assisti uma reportagem sobre arte boracea e adorei, me interessei, pesquisei na internet e achei seu blog, eu gostaria muito de aprender e pecebi q vc tem apostila, será q poderia me enviar???Meu email é alinexre2004@gmail.com
Obrigada
:g

Anônimo disse...

Olá, adorei esse painel, mas não estou encontrando nenhum passo a passo na net. Você poderia mandar no meu e-mail?

Anônimo disse...

olá adorei o painel.....gostaria que vc mandar a apostila no meu email e o passo a passo...queria aprender a colorir o painel

seu blog ta d+ parabens....adorei....:g

adriele.bessao@epold.com.br

grata....

Anônimo disse...

Ola Adorei seu blog é uma pena não consegui visualizar as imagens... será que vc pode me mandar a apostila no meu email?? desde já muitissimo obrigada

crlrusso@hotmail.com ou carlarussosp@ig.com.br

Anônimo disse...

gostaria de receber a apostinha de molde de jornal edilene-ribeiro@uol.com.br obrigado bj

Anônimo disse...

ola gosto muito destes trabalhos gostava de fazer pode me mandar o passo a passo evaferreiras@hotmail.com obg

Anônimo disse...

Como tirar o palito de dentro.
por que se não tirar não da para fazer os circulos!!!!! :j

Zuleima disse...

Olá Anônimo !!
Para tirar o palito de dentro, primeiro, antes de enrolar, vc deverá deixar uma boa parte dele para fora (sem enrolar). Assim que terminar de fazer o canudo, é só puxar. :d
Qualquer dúvida, escreva.
Bjs

Ana Kolitski disse...

Oi Zuleima, sou professora de artesanato no CAPS aqui da minha cidade e procurando material pra trabalhar com os pacientes achei seu blog, lindo, diga-se de passagem, e fecarei muito grata se puder me enviar a apostila.
Meu e-mail: anakolitski@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá Zuleima,

Estou inicando na confecção de paineis e pesquisando na internet, por sorte, decobri o seu site.
Vc. poderia me fazer a gentileza de enviar a apostila?
Meu e-mail é s_dhom@hotmail.com

Desde já agradeço.

Um abraço,
Luci Ribeiro

Anônimo disse...

:n lindos

Anônimo disse...

Olá adorei seu blog e nele encontrei esses painéis que a tempo procurava, por favor me mande a apostila que vc comentou. Meu email é meireelisabete@ig.com.br. Ela vai me ajudar muito. Parabéns pelo blog e muito obrigada por tudo. Meire.

ANTONIO BULHÕES disse...

Olá adorei os painéis, onde posso comprar? Moro rm SP capital 11 98322-0448

Zuleima disse...

Olá Antonio!

Você encontra os painéis na Oficina de Artes Boracea.
http://www.oficinadeartesboracea.com.br/
Rua Oton Palace, 255
Embu das Artes - SP
Tel: (011) 3337-3799

Abraços!
Zuleima

Geysa Gomes disse...

Boa noite Zuleima. Tudo lindo !!!Vc ainda pode enviar a apostila?
Caso positivo: geysagomesrj@gmail.com

Geysa Gomes disse...

Boa noite Zuleima. Tudo lindo !!!Vc ainda pode enviar a apostila?
Caso positivo: geysagomesrj@gmail.com

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails