Translator

0 Diga sim à Esterilização (Castração)

ESTERILIZAR É PREVENIR O ABANDONO

Além de prevenir doenças, a esterelização garante o bem-estar dos animais e representa a única medida eficaz no controle das populações de cães e gatos.

Somente com a esterilização diminuirá o número de animais abandonados e sacrificados, pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional. Uma cadela não esterilizada e seus descendentes podem gerar, em seis anos, 73.041 animais. E não existem lares responsáveis para todos.


Impedir a cada cio que o animal cruze, mas mantê-lo com os instintos para isso, representa uma constante frustração. A esterilização de cães e gatos, fêmeas e machos, é uma cirurgia que impedirá a procriação. Ela deverá ser feita por médico veterinário experiente, e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral. A esterilização do macho é mais fácil e mais rápida. A esterilização das fêmeas - que consiste na retirada de útero e ovários - requer alguns dias de atenção após a cirurgia, até a completa cicatrização. Atualmente muitos veterinários utilizam nova técnica para a esterilização das fêmeas, menos invasiva, na qual o corte é menor, tornando a cirurgia e a recuperação mais rápidas.

Para os machos

Um macho esterilizado deixa de fugir tentando ir atrás de fêmeas no cio, tem menos necessidade de marcar território com urina, porém continua guardião da casa e da família.

Para as fêmeas

Uma fêmea esterilizada deixa de atrair a legião de machos à sua porta, não tenta fugir para cruzar e não tem mais cio, ou seja, não menstrua mais. Além disso, ela estará se livrando da piometra (infecção no útero) que atinge em média 60% das cadelas não esterilizadas, cujo tratamento inclui a esterilização.

Esterilize seu animal (macho ou fêmea) antes da puberdade. Não é necessário aguardar o primeiro cio de sua cadela ou gata para esterilizar. É recomendada a esterilização antes da puberdade, a partir de 2 meses de idade, cujas vantagens são:

- saúde: cadelas e gatas esterilizadas antes da puberdade reduzem em mais de 90% as chances de terem câncer de mama;
- conforto e bem-estar: a recuperação pós-cirurgia é mais rápida.

Castração gratuita

Verifique se a Prefeitura de sua cidade realiza o procedimento gratuitamente, através dos Centros de Controle de Zoonoses ou de grupos de defesa animal cadastrados.


Fonte: Instituto Nina Rosa

Aqui em São Paulo, a Prefeitura realiza através do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, a castração gratuita de cães e gatos desde dezembro de 2008, a partir de contratos e parcerias com clínicas veterinárias e entidades protetoras de animais.
Como funciona: A partir das 9:00 horas, são distribuidas 50 senhas aos proprietários interessados que devem comparecer ao CCZ munidos de RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de vacina contra raiva (com validade de 1 ano), não é necessário levar o  animal. Depois de inscrito, o proprietário receberá uma guia de encaminhamento para ser apresentada na clínica ou entidade mais próxima de sua residência para agendar a cirurgia.

Veja aqui, a notícia publicada sobre castração gratuita.

OBSERVAÇÃO: A notícia publicada no site da prefeitura é de 16 de dezembro de 2008, mas eu liguei e chequei todas as informações acima, pois na página do CCZ do site da Prefeitura, não consta nenhuma informação sobre castração gratuita, mas a atendente me informou que, por enquanto, este serviço será permanente.

Qualquer dúvida, ligue no CCZ de São Paulo:
Central de atendimento: 3397-8900 e 3397-8901
Plantão 24 horas (todos os dias da semana): 3397-8955 e 3397-8956
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails