Translator

19 Placas de Regras - Método do Cantinho da Disciplina

Comecei a usar o método do Cantinho da Disciplina com meu filho Theo, quando ele tinha mais ou menos 2 anos e 5 meses. Até então, eu achava que o método não era adequado para crianças menores de 3 anos e, o que eu usava para discipliná-lo, era o método das chineladas.

Tentava falar com ele que não podia fazer aquilo, explicava e tal. Mas, tinha hora que a paciência se esgotava e a chinelada era certa. Porém, eu me sentia culpada e ele se ressentia de mim, senti que ele se fechava e, eu não queria isso.

Então, decidi fazer as plaquinhas de regras e comecei a aplicar o método.

No início, ele achou que era brincadeira. Quando o colocava no tapete, ele ria e corria. Mas fui séria e dura com ele. Falei que dali em diante, se ele desobedecesse as regras, teria que ficar ali. No começo, tive que segurá-lo no tapete para que ele entendesse que aquilo era sério e que suas atitudes erradas tinham uma consequência. Falei tudo isso na linguagem dele e, aos poucos, ele entendeu o que significava tudo aquilo.

Depois que comecei com o método, nunca mais precisei usar o chinelo. Hoje, resolvemos o problema, ali, no tapetinho. Ele me pede desculpas, me abraça e me beija e não ficamos com raiva um do outro.

Senti que ao contrário das chineladas ele se aproximou mais de mim, ficou mais carinhoso comigo e todos os dias ouço ele me dizer "Mamãe, Eu Te Amo". Isso é maravilhoso !!

O método é muito eficiente, mas é preciso dar mais atenção a eles; reservar um tempo para as brincadeiras, isso aproxima ainda mais e alarga os laços de amor e carinho.

Como não encontrei em nenhum lugar uma explicação de como aplicar o método, eu escrevi o passo a passo abaixo, me baseando nas orientações da própria Supernanny, assistindo e observando vários casos no programa do SBT.

MÉTODO DO CANTINHO DA DISCIPLINA

1. Apresente as regras da casa à criança; explique a ela, o que pode e o que não pode fazer. Para isso, agache-se e fique na altura da criança; olhe nos seus olhos e fale com firmeza e autoridade.

2. Cada vez que a criança desobedecer ou descumprir uma regra, chame sua atenção e diga a ela porque não pode agir daquela maneira; lhe dê uma ÚNICA advertência.

OBSERVAÇÕES
- Isso é muito importante, porque você dá à criança a chance de obedecer ou de se redimir de alguma coisa errada que fez e, a condicionará a obedecer logo na primeira vez que você chamar a sua atenção.
- Importante também que você não grite, não altere seu tom de voz, sempre fale com firmeza e autoridade; não perca o controle, pois a criança deve perceber que você está dominando a situação.
- NÃO RIA, pois se isso acontecer, além de não cumprir a sua ordem, ela perderá o respeito por você.
- Muitas vezes a criança irrita os pais propositalmente, para testar a sua paciência e ganhar espaço para agir livremente. Tente diferenciar desobediência de provocação. Se a criança estiver fazendo uma provocação, o melhor caminho é ignorá-la. Assim, com o tempo, ela perceberá que suas provocações não surtem efeito, deixando de agir desta maneira.

3. Caso ela ignore a advertência, agache-se à sua altura e sem alterar a voz, vá até as placas de regras e diga a ela qual regra ela desobedeceu, e por este motivo, ficará no banquinho ou no tapetinho por tantos minutos (um minuto por idade). Caso ela resista, segure-a firme até completar o tempo. Ao final, repita para ela que ficou ali por ter desobedecido tal regra e peça que ela peça desculpas (caso isso não aconteça, deixe-a novamente o mesmo tempo que ficou, até reconhecer seu erro e pedir desculpas).

OBSERVAÇÕES:
- Importante que ela demonstre arrependimento do que fez e que entenda que para cada regra desobedecida, existe uma consequência para os seus atos.
- Importante também, que ela perceba que deve obedecer aos pais e respeitar sua autoridade.
- Não fale repetidas vezes a mesma coisa, explique tudo uma única vez.

Depois, peça também um abraço e um beijo. Esta atitude, servirá para demostrar o carinho entre vocês e selar a paz.
- Importante que ela perceba que você a desculpou e demostre seu amor por ela.

4. Leve a criança ao cantinho da disciplina quantas vezes forem necessárias. No começo será difícil, mas tudo é um processo. O importante é que vocês pais, se policiem, e não deixem que antigos hábitos (como, por exemplo, chineladas e xingamentos) voltem a fazer parte da rotina. Caso contrário, esta metodologia não funcionará.

"LEMBRE-SE QUE SÓ O AMOR CONSTRÓI."

PLACAS DE REGRAS

O QUE PODE FAZER

Obedecer Pai e Mãe

Brincar

Organizar os brinquedos

O QUE NÃO PODE FAZER

Chorar sem motivo

Atirar objetos no chão

Bater no irmão

Eis o cantinho da disciplina: as placas grudadas na parede e o tapetinho.

.

19 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço para conseguir as plaquinhas das regrinhas com a foto do meu filho. A muito tempo procura e não acho nada.
Meu e-mail é rodrigues_graziele@hotmail.com

Zuleima disse...

Oi Graziele, sei que no mercado livre você encontra, mas não sei te dizer se eles fazem personalizadas. Visite essas lojas e faça uma pergunta ao vendedor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159256396-novas-placas-supernany-regras-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163329233-tapete-da-disciplina-da-supernanny-_JM

Um abraço!

Anônimo disse...

eu adorei as regras estou usando no meu filho e ele nao desobedece mais so as vezes mas bem pouco.

Milka disse...

Olá,
porque não consigo ver as imagens das placas do cantinho da disciplina??

Grata: Milka.

Zuleima disse...

Olá, Milka !!
Tive problemas com o picasa e as fotos não estão sendo reproduzidas.
Aos poucos, as imagens serão publicadas novamente.
Obrigada pela visita!
Abraços.

Renata Budoia disse...

Nossa Zuleima! Estou encantada com sua "dedicação" em fazer isso e em colocar aqui para quem quiser e puder seguir!
Desde já lhe agradeço as dicas.
bjs
Renata Budoia

Zuleima disse...

Olá Renata, obrigada !!
Adoro compartilhar e fico muito feliz de poder ajudar outras mães que tem a preocupação de dar a melhor educação para seus filhos.
Agradeço sua visita!
Bjos

Laodicéia disse...

Olá Zuleima,muito obrigada por compartilhar eu tenho tres meninos e o meu do meio tem dias que quase me deixa louca!Eu quero saber como vc fez as placas com a foto por favor se puder fazer pra mim me diz qual o valor.Obrigada e Deus te ajude sempre porque educar é dificil mas é preciso sem educação o mundo numca vai melhorar!!!

Zuleima disse...

Oi Laodicéia, obrigada pela visita!
Adoraria fazer as placas pra você, mas infelizmente não tenho tempo.
Conheço bem a agonia que vc está passando, tb já passei por isso...
Bem, as minhas placas eu peguei desenhos na internet, imprimi e depois colei a foto do rosto dos meus filhos (as fotos foram impressas na impressora mesmo). Depois eu fiz no word a forma dos dois círculos, imprimi, recortei e montei da seguinte forma: Colei numa cartolina o corpinho, a foto do rostinho deles e por cima o círculo, recortei e depois colei na parede com papel contact.
Se sentir dificuldade pra fazer, eu tenho umas placas que vieram junto de uma edição da revista supernanny, caso queira, deixe seu e-mail que envio pra você.
Fico feliz de saber que está buscando alternativas para educar melhor seus filhos.
Boa sorte querida!
Bjos

Anônimo disse...

adorei vou fazer com minha filha

Anônimo disse...

Queria saber com educar meu filho ele só tem 1 ano e 5 meses,mais é bastante agitado todo ele meche agente reclama da uns tapinha nele,mais eu vejo que isso ñ resolve.Ele depois vai lá e meche novamente,minha mãe gosta de bater mais eu prefiro reclama mais eu ñ sei com ele vai entende me ajude.A fazer dele um menino obdiente.
Agradeço pelo atenção e que vc possa me ajuda.Beijo

Zuleima disse...

Olá querida !!!
Educar não é facil... é um processo... devemos ser persistentes, porque eles não vão passar a obedecer de uma hora para outra. Tenha consciência que terá que educá-lo o tempo todo e por boa parte de sua vida.
Não sou nenhuma especialista, mas vou tentar te ajudar, dizendo como eu fazia com meu filho mais novo (já que com o primeiro eu era inexperiente e estava totalmente perdida...)
Criança nessa idade, é muuuito curiosa. Quando meu filho Davi mexia em lugar onde não devia, eu o pegava no colo, levava-o até o local e dizia olhando no olhinhos dele: "- Aqui, não pode." E mexia com o meu dedo indicador e dizia: "- Olha o dedinho da mamãe - Aqui não pode."
Qdo ele ia mexer de novo, eu chamava-o pelo nome e dizia: "- Olha o dedinho... Aí não pode!."
Mas você tem que falar séria e com firmeza, não fale rindo, porque ele poderá achar que é uma brincadeira e aí não irá funcionar.
Com meu filho mais velho eu não agi assim, eu dava palmadas e não funcionava... já com Davi, a maioria das vezes dava certo.
Espero que tenha ajudado.
Boa sorte!!!
Bjos

Anônimo disse...

Olá Zuleima, gostei muito da sua dica. Obrigada vou fazer igualzinho p meu filho de 4 anos.

Verônica disse...

Obrigada por compartilhar, Zuleima, e parabéns por colocar tudo de forma tão clara e objetiva. Eu também, como você, comecei a usar o método do cantinho após assistir a vários episódios da Super Nanny Cris Poli. Meu filho mais velho (na época, era o único) tinha 2 anos e meio. Agora ele está com 10 anos, e há algum tempo me disse que não se importa mais em ficar no cantinho. Estamos usando outras coisas, como tirar tempo de x-box, computador, etc. E o meu segundo filho, que está com 4 anos, está terrível! Teimoso, desobediente, grita por tudo... Vou imprimir agora as regras e aplicar o método com mais disciplina. Esse é o segredo: para disciplinarmos os nossos filhos, temos que ser disciplinados. Você tem que ser constante, se uma atitude da criança num dia é repreendida, e no outro você deixa pra lá, a coisa não funciona, a criança não vai aprender.

Zuleima disse...

Obrigada, Verônica !!!
Fiquei mto, mas mto feliz com o seu comentário.
Que bom que pensamos da mesma forma.
Obrigada por compartilhar sua opinião.
Um gde beijo!

Daniele Cavalheiro disse...

ola zuleima ,tbn , obrigada por deixar estas placas p nos vou fazer , mas vc pode me mandar por email algumas placas q vc tenha ,como vc disse p laodiceia ,meu iamil é danifrancis123@gmail.com,obrigada viu ,tenho um filho d 3 anos e uma d 4 meses,bjo...

Anônimo disse...

oi; meu nome e Sandra e estou com problemas para educar meus filhos 1menina de13 anos 1 menino 4 anos e1 menino 3anos eles brigam muito e os dois menores não obedecem estou precisando de algumas placas de disciplina envie por favor para o meu email Sandra.askif@hotmail.com obrigada jesus te ama

Pr. Edcarlos Priscila Sanches disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pr. Edcarlos Priscila Sanches disse...

Olá Zuleima! Fiquei encantada com sua postura e determinação. Tenho um filho de 1 ano e 6 meses... E uma filha de 8 anos... Porém o menino é muito pintão, chorão, e quando não dá algo que ele quer, se esperneia. Já tinha pensado em usar esse método do cantinho da disciplina, porém fico meio receosa se ele irá entender devido a pouca idade. Gostaria de saber se já posso aplicar esse método, ou esperar mais um pouco até ele completar 2 anos e meio??? Aguardo respostas.
meu email: pri-nengo-ed@hotmail.com.br
Obrigada! Deus muito te abençoe!!!

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails