Translator

4 Dicas úteis para a casa



Parece bobagem, mas são várias dicas legais que funcionam e me ajudam no dia a dia. Confiram!

Abrir garrafa sem abridor: Para abrir garrafa de vinho sem abridor, faça água quente correr pelo gargalo da garrafa. O calor expande o vidro, fazendo com que a rolha pule fora.

Abrir tampa: Quando um vidro estiver com a tampa muito difícil de abrir, dê umas batidinhas no meio da tampa com o cabo de um talher.

Adubo: Para obter um excelente adubo para as suas plantas, bata no liquidificador uma porção de cascas de batata.

Alho: Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos, basta esfregá-las com talinhos de salsinha.

Assar: Ligue o forno sempre uns 15 a 20 minutos antes de colocar qualquer coisa para assar. Só coloque algo no forno frio se a receita assim pedir.

Azeite:
- Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que ele é guardado.
- Coloque algumas azeitonas pretas furadas com um garfo e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva.
- Para o azeite de oliva durar mais, coloque-o num recipiente e adicione-lhe um cubo de açúcar.

Azeitonas: Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas.

Bacalhau:
 - Tire o excesso de sal do bacalhau acrescentando na água de molho um pouco de farinha de mandioca.
 Deixe de um dia para o outro. A farinha absorverá o sal, deixando o bacalhau no ponto para fazer qualquer prato.
- Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal.

Bombril: Ao terminar de usar a esponja de aço, tire todo o sabão e deixe num recipiente com água. Troque a água sempre que usar. Assim, ela não enferruja.

Café:
- Nunca adoce o café quando for conservá-lo em garrafa térmica, para manter melhor o seu sabor.
- Para dar um sabor diferente ao café, misture no pó uma colherinha de chá de chocolate em pó, antes de por a água.
- O pó de café ficará como se fosse moído na hora se você guardar num recipiente fechado dentro da geladeira.

Catchup:
- Para tirar catchup da garrafa, desça um canudo de refresco até o fundo da garrafa, depois retire. Entrará ar em quantidade suficiente para fazer com que o catchup saia na medida certa.
- Se você não tiver catchup, substitua por uma mistura de purê de tomate, uma xícara de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Cebola:
- Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tira o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro do pimentão, basta lavar a mão com sabão neutro.
- Para tirar o cheiro da cebola que fica nas mãos, lave-as com pó de café usado.

Chá: Para fazer um chá com sabor diferente, em vez de açúcar, coloque drops de limão, eles dissolvem rapidamente e conservam o chá transparente.

Chuchu: Para evitar que as mãos escureçam ao descascar chuchus, mantenha as mãos e os chuchus em água corrente, durante todo o tempo em que estiver descascando.

Comida apimentada: Se a comida ficar muito apimentada, adicione uma colher de chá de açúcar.

Condimentos/Temperos: Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde-os na geladeira.

Copo: Quando um copo ficar preso a outro, não force para tirar. Encha o copo que estiver por cima com água fria e mergulhe o que estiver por baixo em água quente. Eles se soltarão sem quebrar.

Cristais:
- Para lavar os cristais, o vinagre é um ingrediente que não pode faltar. Enxágüe em 1 parte de vinagre para 3 partes de água morna. Deixe secar no ar.
- Tire as manchas dos copos de cristal esfregando uma fatia de cebola nos locais manchados.

Descongelar geladeira: Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue e coloque em sua prateleira uma vasilha com água quente e feche a porta.

Desenformar gelatina: Para desenformar gelatina com facilidade, mergulhe a forma por um instante em água fervente e depois, desenforme dando uma rápida batida na forma.

Desengordurar louça: Para lavar louça, você pode usar pouco detergente e acrescentar para cada meio litro, uma colher de sopa de vinagre. O vinagre cortará a gordura e deixará a louça brilhando.

Desentupir:
- Quando o ralo estiver entupido com gordura, coloque um xícara de sal e uma de bicarbonato de sódio no ralo. Derramando por cima uma chaleira de água quente, a gordura se dissolverá imediatamente.
- Depois que fizer o café, use o pó que ficou no coador para desentupir a pia.

Engomar: A água em que foi cozido o macarrão é excelente para engomar blusas, colarinhos e golas.

Enlatados: Depois de abertos produtos enlatados, estes devem ser passados imediatamente para uma vasilha de louça ou vidro.

Esponja: Para renovar e limpar uma esponja, deixa-a de molho durante a noite em sal ou água com bicarbonato de sódio.

Feijão: Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará mais suave.

Feijoada: Para tirar a gordura excessiva da feijoada, adicione durante a fervura, um limão galego, inteiro e com casca, cortado em cruz. Antes de servir a feijoada, retire o limão.

Fogão: Se o seu fogão estiver muito sujo, limpe com água e um pouco de bicarbonato de sódio. A sujeira sairá mais rápido.

Forno: Se alguma coisa for derramada no forno, coloque sal imediatamente por cima. Quando o forno estiver frio, escove a parte queimada e limpe com uma esponja úmida.

Frituras:
- Para evitar o mau cheiro de frituras, ferva ao lado, numa panelinha, uma casca de laranja, em fogo baixo.
- Para que as frituras fiquem bem sequinhas, adicione uma colherinha de álcool à gordura, tendo o cuidado de que a gordura ainda esteja fria. Do contrário poderá pegar fogo.
- Antes de fritar, jogue no óleo um palito de fósforo. Quando este acender, retire com um garfo. Isso significa que o óleo já está quente o suficiente para ser usado.
- Não coloque muitos alimentos para fritar ao mesmo tempo, pois isso diminui a temperatura do óleo.
- Para fazer uma fritura na manteiga, acrescente uma colherinha de óleo. Assim, a manteiga não queimará.
- Quando for fazer uma fritura, aqueça sempre a frigideira antes de colocar a manteiga ou o óleo. Nem mesmo ovos grudam com este método.
- Para evitar que a gordura espirre durante a fritura, salpique um pouco de sal na frigideira.
- Para tirar o excesso de gordura das frituras, coloque 1 colher de sopa de vinagre no óleo que você irá fritar. O vinagre impede que o alimento absorva a gordura em excesso e elimina o gosto de engordurado.

Gordura: Para tirar com facilidade a gordura de porco das mãos, pegue um pouco de sal e esfregue uma mão na outra.

Gelo:
- Para que as formas de gelo não grudem no congelador, coloque um pouco de sal no lugar onde elas serão assentadas.
- O gelo ficará bastante decorativo se você colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã, uma cereja ou um gomo de tangerina, antes de levar a água ao congelador.

Gratinados: Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.

Guarda-roupa e gavetas: colocar 2 saleiros com bicarbonato de sódio.

Jaca: Quando tiver que limpar jaca, unte as mãos com gordura antes de começar, pois evitará que o visgo da fruta agarre nas mãos.

Líquido quente no vidro: Quando você colocar água ou qualquer líquido fervente num vidro, coloque antes uma colher de metal. Assim, a colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.

Manchas:
- Para tirar manchas de gordura, use talco neutro para absorvê-la. Cubra com papel absorvente e passe o ferro quente. Se persistir a mancha depois da remoção repita a operação.
- Você tirará facilmente manchas de gordura dos tecidos aplicando, nos locais manchados, uma gema dissolvida em um pouco de água.
- Para tirar mancha de chicletes, coloque a peça no congelador. A goma congelada sai facilmente.
- Para tirar mancha de refrigerante, esfregue no local manteiga e lave com água quente e sabão em pó.
- Para remover manchas de água na pia de aço inoxidável, use um pano umedecido com álcool.
- Para tirar mancha de canetas esferográficas, limpe o local com removedor de esmalte e álcool. É importante saber que lavar a mancha fixa-a ainda mais.
- Para tirar manchas de tinta de caneta dos tecidos, deixe-os de molho no leite cru.
- Para tirar manchas de fruta dos tecidos, use uma mistura de água morna, leite azedo, suco de um limão ou vinagre branco.
- Coloque o leite fervente sobre o tecido manchado por frutas. Assim, as manchas sairão facilmente.

Mandioca: Pó de folha de mandioca é alimento rico em vitaminas A e ferro. As folhas devem secar à sombra e moídas no liquidificador. Guarde em vasilha fechada. Use pitadas nas refeições.

Mel: Coloque o mel numa vasilha plástica e congele para evitar que açucare. O mel descongela rapidamente.

Mostarda: Para aproveitar a mostarda ressecada, adicione algumas gotas de azeite, um pouco de vinagre e uma pitada de sal.

Odores: Eliminar mau cheiro:
- Para eliminar odores desagradáveis de vasilhas plásticas, coloque jornal amassado dentro da vasilha. Cubra e feche bem, deixando até o dia seguinte.
- Para eliminar os odores desagradáveis da geladeira, coloque pedaços de algodão embebidos com essência de baunilha nos cantos.
- Pedaços de carvão colocados dentro da geladeira eliminam o cheiro desagradável.
- Duas a três fatias de pão absorvem cheiros indesejáveis da geladeira.
- O cheiro das garrafas térmicas podem ser retirados quando deixadas com uma solução de água quente e sal por 10 a 15 minutos.
- Para tirar o odor de fritura que fica pela casa, coloque no fogo uma casca de laranja polvilhada com açúcar.
- Para tirar o cheiro de peixe de suas mãos, lave-as com vinagre e água ou com sal e água.
- Para tirar facilmente o cheiro de peixe das panelas, esfregue na primeira lavagem um pouco de pó de café usado. Depois lave as panelas com sabão e o cheiro desaparecerá.
- Aproveite o bagaço de limão que você usou para temperar peixe para esfregar na pia em que o peixe foi limpo e lavado. Assim, você eliminará o cheiro desagradável.
- Coloque rodelas de limão em uma tigela aberta na cozinha para eliminar odores.
- Dissolva um pouco de bicarbonato de sódio em 2 xícaras (chá) de água quente, e adicione suco de limão. Coloque em um borrifador e use como um desodorizador.
- Coloque vinagre em uma tigela para eliminar odores.
- Carvão em um recipiente aberto, elimina odores.
- Em uma panela, acrescente rodelas de laranja ou casca de limão e água. Deixe em fogo baixo por uma à duas horas.

Perfumar:
- Você pode perfumar a sua cozinha despejando água fervente em quantidade sobre uma ou duas colheres de óleo de pinho depositado na pia.
- Coloque cravos da índia, paus de canela ou sua especiaria favorita em uma panela com água. Mantenha em fogo baixo por uma ou duas horas.
- Pingue algumas gotas de seu óleo essencial favorito na parte interna (papelão) do rolo de papel higiênico. Cada volta que dá, libera a fragrância no banheiro.

Óleo: Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda bem quente, algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.

Pano de prato: Para deixar mais limpos os panos de prato, lave-os em água morna misturada com um pouco de vinagre e sal.

Fórmicas: As superfícies de fórmica readquirem o brilho depois de limpas com um algodão ou pano embebido em álcool e esfregadas com guardanapo de papel.

Sopas:
- Para desengordurar sopas ou caldos, coloque uma folha de alface na superfície, retirando assim que tiver absorvido a gordura.
- Elimine a gordura de ensopados colocando pedras de gelo na panela. Mexa e a gordura irá ficar grudada nos cubos. Tire o gelo antes que derretam.
- Se a sopa ou o ensopado ficarem salgados demais, adicione batatas cruas cortadas em rodelas. Assim que estiverem cozidas terão absorvido o sal.
- Para clarear sopas e caldos, use uma clara batida e uma casca de ovo quebrada para cada litro de líquido. Deixe ferver por alguns minutos, coando em seguida.

Pia da cozinha: Para remover o amarelado e as manchas de ferrugem das pias da cozinha, embeba um chumaço de algodão em água oxigenada e passe suavemente sobre as manchas, até que elas desapareçam.

Prata:
- Para limpar talheres e objetos de prata, use a água em que cozinhou a batata.
- Utilize a nata do leite para limpar objetos de prata. Ela retira as manchas de pratas e as deixa limpas por muito mais tempo.

Queimadores do fogão: Para limpar os queimadores de fogão, ferva-os em água com 2 colheres de vinagre por 10 minutos, depois utilize-se de palha de aço e sabão.

Roupas brancas: Para clarear ferva a roupa e coloque na água suco de limão. Outra forma é molhar bem a roupa e depois colocar num balde com a seguinte solução: 1 colher de amônia, 1 colher de terebentina ou aguarrás; depois ferva 200 gr de sabão em pó em água e junte à solução. Misture bem e acrescente água fria. Coloque a roupa dentro do balde e deixe de molho por 4 horas. Depois é só enxaguar. Para que as roupas não voltem a ficar com manchas amarelas, embrulhe-as em tecido ou papel celofane ou de seda azul.

Roupas de cor (lavagem): O sal é ótimo para preservar a coloração dos tecidos. Adicione um pouco de sal à água da lavagem.

Sal:
- Para que o sal saia do saleiro, com facilidade, enrole um pequeno pedaço de papel alumínio bem apertado em volta do saleiro.
- Para que o sal no saleiro não fique úmido, antes de guardá-lo, torre-o, numa frigideira com um pouco de maizena.
- Para conservar o sal sempre fresquinho e seco, coloque uma bolacha salgada no fundo do recipiente em que ele é guardado. A bolacha absorverá toda a umidade do sal.

Sanduiches: Os sanduíches podem ser guardados na geladeira por 24 horas. Basta que estejam bem embrulhados num pano ligeiramente úmido, ou em saquinhos plásticos, para que não percam o frescor.

Tábua de carne: Para limpar a tábua de bater carne, esfregue uma esponja grossa com amoníaco misturado com limão, até remover a gordura fixada. Depois, lave a tábua com água.

Velas: As velas durarão mais tempo acesas e não pingarão muito se você as colocar durante algumas horas no congelador.

Verduras: Uma colherinha de vinagre posta na água em que se ferve as verduras evita o odor desagradável que estas desprendem após fervidas.

Vinagre:
- Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque umas folhas de manjericão, sálvia ou alecrim dentro da garrafa e depois tampe bem.
- Se você colocar vinagre demais na salada, misture ao tempero uma colher de sopa de leite cru e uma pitada de açúcar.

Vinho: Para gelar o vinho mais rápido, envolva a garrafa em uma flanela molhada com água gelada. Em segundos o vinho estará na temperatura ideal.
.

4 comentários:

Pérside disse...

Muito úteis mesmo!!!
Gostei muito do seu blog!

MIra disse...

Parabéns por compartilhar seus conhecimentos, são muito úteis, grata.

Babi Lima disse...

:a

Babi Lima disse...

:a

Postar um comentário

Olá, amiga(o)!

Obrigada por compartilhar sua opinião aqui no Blog.

Os comentários não são moderados, mas são todos lidos.
Se desejar, deixe o seu e-mail ou o link do seu blog, para que eu possa retribuir sua visita ou responder seu comentário (muitas vezes o link do blog não está configurado no seu perfil do blogger).

Seja bem-vinda(o)!

Um beijo cheio de carinho !!

Zuleima

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails